Manteiga de Amêndoa e Avelã caseira

Sem aditivos, mais económica e só com dois ingredientes!

Desde que deixei de consumir manteiga de origem animal e nas variedades vegetais com compostos de soja, que o leque de opções para barrar o pão da manhã diminuíram. Mortadelas e fiambres também não seriam opção pois deixei de consumir há vários anos, pelo elevado processamento que estes produtos têm.

Descobri nas manteigas de oleaginosas uma ótima opção de troca! Tanto pela sua saciedade como pelos seus valores nutricionais, que eram bem melhores que os E’s não identificáveis das manteigas ditas “normais” ou consumir natas logo pela manhã!

Comecei a consumir este tipo de manteigas há cerca de 5 anos. Ainda este mercado era um mundo por descobrir. A primeira manteiga de frutos secos que comprei era a manteiga de amendoim, que, inicialmente, só encontrava no LIDL. Na altura, amava aquela manteiga de amendoim, ainda por cima com pedaços crocantes! Delícia! Acontece que esta manteiga estava carregada de açúcar e óleo de palma. Erro crasso. Uns meses mais tarde o Continente tem disponível uma marca de manteiga com menos açúcar e sem óleo de palma. Igualmente deliciosa e já com melhores valores nutricionais!

Ainda não contente com esta manteiga, o meu irmão mais velho mostrou-me a marca MyProtein. Na altura, a marca de suplementação de treino mais conceituada. Ainda não tinha site português, mas já muitos atletas mandavam vir do Reino Unido todos os seus produtos. Neste site mandei vir pela primeira vez uma manteiga de amendoim em que era 100% amendoim. Viciei! Neste site encontrava uma quantidade de manteigas de perder a cabeça. Seguiram-se as manteigas de caju e amêndoa.

Passados uns tempos percebi que o meu corpo reagia negativamente à manteiga de amendoim. Ficava indisposta, com sentimento de estômago pesado, não digeria bem o pequeno-almoço, com refluxo gástrico, e pior, comecei com maior crise de acne da história (hipérbole nada hiperbólica). Todos estes sintomas sem perceber bem a razão. Depois de vários testes com retirada dos produtos consumidos no dia-a-dia, percebi que o meu corpo não aceitava bem o amendoim, pelo seu cunho altamente inflamatório.

Foi então que me tornei uma assumida apaixonada pela manteiga de amêndoa! Além de fazer bem a digestão com ela, não me causava nenhum mau-estar. Claro, com conta, peso e medida. Não nos esqueçamos que esta manteiga é uma gordura! Em excesso, a nossa pele dá sinais!

Como é uma manteiga com composição 100% de frutos secos, decidi aventurar-me e fazer a minha primeira manteiga em casa. Além de ter ficado bem mais em conta, é super deliciosa! Mais não seja porque fomos nós que a fizemos. O processo é simples:

Ingredientes (comprados todos no LIDL):

  • 200 gr de amêndoa ao natural com pele
  • 150 gr de amêndoa bio
  • 50 gr de avelã

Processo:

  • Tostar as amêndoas no forno, cerca de 10 minutos, a 200ºC.
  • Coloquei todos os ingredientes na Bimby e coloquei na velocidade 10 (máxima). Quem não tem Bimby, pode utilizar um processador de boa qualidade.
  • Foram precisos cerca de 15-17 minutos para que as amêndoas e as avelãs se tornassem numa manteiga deliciosa. É um jogo de paciência. Ir desligando e ligando, de forma a mexer o preparado que fica colado às paredes da Bimby.

O resultado final é uma manteiga aveludada e bem cremosa, que coloco num pote de vidro. Não precisa de ser levada ao frigorífico, caso contrário ficará bem rija. Deve ser conservada num local seco, onde não incida a luz solar. Este pote de 400 gr não chegou a 7 euros!

O melhor de tudo vem depois… colocá-la como topping de papas de abacate, aveia ou quinoa, barrar no pão ou tostas. É preciso imaginação e muita força de vontade para não a comer às colheres!

Atenção: moderação no seu consumo e falo por experiência própria… Excesso de manteiga de amêndoa ou de qualquer outra tem efeitos no rosto piores que os do chocolate!

Enjoy!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s