Veggie Pho [Sopa de Noodles Vietnamita]

[Deslizar para baixo para ir direto à receita]

Sabem quando estão naquele mood de querer uma comida de conforto, que vos faz sorrir de olhos fechados? Pois bem, hoje a receita que partilho é consolo da alma e da vida. E é tão saudável! Mas já lá vamos. Vou primeiro explicar-vos o porquê desta receita ser o meu prato de eleição quando preciso de muito mimo e comida boa.

Até há alguns anos, a minha comida de conforto era pizza. E massa, em 2º lugar! 🍝 Não é de estranhar, uma vez que é super comum haver muitos fãs de restaurantes italianos ao fim de semana! Recorrer a uma boa massa fresca, com queijo acabado de ralar e um qualquer molho que torna tudo tão sedutor como delicioso, quando queremos amor e uma cabana… na comida. A gastronomia italiana é rica em farinhas, molhos a partir de vegetais, queijos maravilhosos. A quantidade de hidratos de carbono que as pizzas e massas têm, leva-nos a encontrar satisfação emocional (e não só) nestes pratos. Quantos foram os domingos em que pedia takeaway da minha pizza de cogumelos do Pasta non Basta, nas Avenidas Novas em Lisboa, a 5 minutos a pé de casa. Ai coisa boa! 🍕

Todavia, desde há dois anos para cá, os meus desejos têm-se alterado consideravelmente. Especialmente desde que vivi e viajei pela Nova Zelândia – já perceberam que esta viagem me mudou muito, right? Sair da nossa bolha, do que conhecemos, levar-nos a experimentar o novo e o diferente, é o que alimenta a minha alma de felicidade. Hoje, quando penso em comida de conforto, penso em comida vietnamita. What?! Perguntam vocês. É verdade. Para mim não há nada mais delicioso e reconfortante do que um caldo quentinho, rico em sabor e vegetais frescos, ou um green curry! Aquece a alma, ri o coração e agradece o corpo.

Foi em Wellington que me viciei nesta gastronomia. A oferta de restaurantes nesta cidade é surreal! Se me pedirem para eleger 3 restaurantes preferidos em Welly, sou 100% incapaz. Nem 4. Talvez 5? Aí talvez consiga. Vou escrever em breve um artigo sobre eles, pois também me ajuda a nunca esquecer aqueles espaços maravilhosos a que sei que um dia voltarei ✨🤍

Voltemos ao “caldo quentinho, rico em sabor e vegetais frescos”... Assim é o Pho! Este prato é tradicionalmente uma sopa de carne de porco com noodles de arroz. Apesar de nunca ter provado a receita original com beef, deliciei-me sempre com a versão vegetariana, em que a sopa é feita a partir de um caldo de legumes, noodles de arroz e tofu. Há vários segredos para se triunfar nesta receita, dois deles são: confecionar um caldo de legumes riquíssimo, utilização de especiarias e ingredientes frescos.

A receita que vos trago hoje é, então, um Veggie Pho com tudo aquilo que mais amo nesta sopa vietnamita!


Alguns alertas importantes:
👉🏻 Esta é um receita que utiliza ingredientes que não usamos diariamente. No entanto, há sempre a possibilidade de fazer ajustes aos ingredientes que já temos em casa. Aqui proponho utilizar o óleo de sésamo, gengibre, alga wakame, molho de soja, especiarias como o anis, cravo da índia, cardomomo, sementes de coentros e funcho, vinagre de arroz ou noodles de arroz. Todos eles são facilmente substituíveis, excepto as especiarias, que são a base e razão essencial de fazermos este caldo. Deixei à frente de cada ingrediente “diferente” possibilidades de substituição (atenção que nunca tentei a receita sem estes produtos que vos sugiro, but give it a try and tell me afterward).
👉🏻 Já fiz este caldo com e sem miso branco. Adoro ambos, mas o verdadeiro Pho não leva miso, por isso, é opcional.
👉🏻 A sopa da imagem desta receita foi feita com noodles bio de trigo integral. Ficou deliciosa, mas continuo a preferir noodles de arroz.

Veggie Pho [Sopa de Noodles Vietnamita]

Ingredientes Caldos:

  • 2 cebolas grandes (ou 3 médias)
  • 4 cenouras médias
  • 6 talos de aipo
  • 2,2 litros de água (=10 cups)
  • 2 pedaços de 5 cm cada de gengibre fresco
  • 1 colher de sopa de óleo de sésamo (ou azeite ou óleo de coco)
  • 5 estrelas de anis
  • 4 cravos-da-índia
  • 3 paus de canela do Ceilão
  • 1/2 colher de chá de coentros secos (ou 1 colher de sopa de sementes de coentro)
  • 2 bagas de cardomomo
  • 1/2 colher de chá de sementes de funcho (opcional)
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavado
  • 1 colher de sopa de molho de soja (não usar molho inglês!)
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz (ou vinagre de sidra)
  • gomásio q.b. (ou sal para temperar)
  • Alga wakame q.b. (opcional)
  • 1 colher de chá de pasta de miso branco (opcional)

Ingredientes Sopa:

  • 1 novelo de noodles de arroz finos (desta vez eu usei noodles bio de trigo integral – era o que tinha)
  • 1 colher de sopa de óleo de sésamo (ou azeite ou óleo de coco)
  • 250 g de cogumelos marron ou shiitake
  • floretes de brócolos q.b.
  • Rebentos de feijão mungo q.b.
  • Guarnições: coentros frescos, menta/hortelã fresca, fatia de limão, chili (opcional)

Método Confeção:

  1. Começar por preparar um caldo de legumes, colocando numa panela grande água, aipo, cenoura, 1 cebola grande e 5 cm gengibre fresco. Deixar levantar fervura durante dois minutos e depois reduzir para lume médio baixo. Deixar ficar a apurar, pelo menos, 1 hora, com a tampa colocada.
  2. Enquanto o caldo de legumes é preparado (passo 1), picar 1 cebola grande e os outros 5 cm de gengibre. Colocá-los numa frigideira em lume médio, com o óleo de sésamo, até ficarem bem reduzidos e dourados (deixar mesmo até ao ponto limite antes de queimar). Retirar da frigideira e reservar (não lavar a frigideira, pois vamos utilizá-la mais tarde e já tem sabores importantíssimos que convém não desperdiçarmos).
  3. De seguida, numa outra frigideira mais pequena, aquecer as especiarias (paus de canela, cardomomo, sementes de coentro ou coentros moídos, cravos-da-índia, estrela de anis), para libertarem todo o seu sabor. É preciso estar sempre a vigiá-las, pois além de ser um processo rápido, elas queimam muito rápido. A fragrância irá sentir-se 🌱
  4. Depois de preparado o caldo de legumes, colocar o caldo já coado na mesma panela. Juntar as especiarias e a cebola e o gengibre picado. Deixar cozer em lume médio-baixo durante, pelo menos, 30-45 minutos, com a tampa colocada. Depois de apurado este caldo, descartar a cebola e gengibre picados, bem como as especiarias. O objetivo é ficarmos com um Pho intenso, apurado e cheio de sabor.
  5. Depois de apurado o Pho, adicionar o açúcar mascavado, molho de soja e vinagre de arroz. Mexer e dissolver bem estes ingredientes ao caldo. Adicionar, finalmente, o gomásio (ou sal) a este preparado para rectificar o sabor e sal.
  6. Enquanto o Pho vai borbulhando e apurando, é momento de preparar os noodles de arroz, de acordo com as indicações da embalagem. Não queremos os noodles demasiado cozidos. Aproveitar enquanto os noodles cozem em lume médio-alto para colocar os floretes de brócolos a cozer no mesmo tacho por 1 a 2 minutos (aproveitamos esta água e escusamos de usar mais tachos!). Coar os noodles e os brócolos, passando-os por água fria. Se for necessário, adicionar óleo de sésamo para ficarem soltinhos e não se colarem. Adicionar os noodles ao caldo (passo 5).
  7. Na frigideira que usámos para dourar a cebola e o gengibre picados, grelhar as floretes de brócolos. Adicioná-los, por fim, ao caldo. Na mesma frigideira, saltear os cogumelos finamente laminados por 5 minutos e adicioná-los, também, ao caldo.
  8. Num passo opcional, pode ainda adicionar-se alga Wakame, para dar um sabor e textura extra. Ver na embalagem do produto como prepará-lo. Este é um alimento rico em iodo, que me fez todo o sentido adicionar a este Pho. Podes saltar este passo caso não queiras usar esta alga.
  9. Com a sopa já preparada, com todos os ingredientes adicionados, servi-la numa taça alta com as guarnições desejadas, como a menta e os coentros frescos, e espremer um pouco de sumo de limão. A forma mais aconselhada a comer esta sopa de noodles vietnamita é com os hashi (pauzinhos).

Desejo-te um dia maravilhoso 🍃🤍 Ana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s